História da COMADERJ
História da COMADERJ
História da COMIADEF
.png)
Quem Somos
Querem mesmo saber?
Nossa história é para quem aguenta emoções fortes!...Se disseram que não houve maledicências e campanhas conspiratórias, de viés político, em torno de seus verdadeiros ideais, sinto muito mas mentiram, cabendo aqui a sábia advertência de Heidegger, para que não se dê ouvidos aos alaridos dos maus...mas eu garanto que o que a faz brilhar sua estrela e sempre ressurgir com força, tal qual a Fenix, é o fato dela originar-se, tendo como marco glorioso, a morte em combate de um herói da polícia civil e patrono da Scuderie, o Detetive MILTON LE COCQ DE OLIVEIRA, na data de 27 de agosto de 1964.
Le Cocq, que nasceu em Sapucaia em 10 de junho de 1920, é uma figura emblemática e representa a união de todas as polícias, já que em sua carreira inclui passagens pela Policia Militar e Polícia Federal. Personagem modelo, corporifica as virtudes indispensáveis na difícil e dura missão policial: fé, coragem, honestidade, honra, força de vontade, determinação, paciência, sacrifício, sempre agindo por ideais nobres e altruístas. Uma de suas qualidades que mais despertavam admiração entre seus liderados era a sua “coragem tranquila” fazendo que todos se sentissem mais fortes, não se deixando atemorizar diante dos perigos da profissão.
Ao contrário do que muitos pensam LE COCQ era um pacifista, uma de suas frases prediletas era a de que o “o ódio atrai o ódio” e fiel a esse princípio procurava sempre conversar para que o bandido se entregasse somente em última instância usava de violência.
Dito essa breve, mas necessária introdução, podemos de uma forma sucinta e esclarecedora dizer, espancando as dúvidas dos sicários políticos, tergiversadores de prontidão, que a Scuderie Le Cocq, é uma associação civil, benemérita, filantrópica, fundada em 27 de agosto de 1965, portanto com mais meio século de existência, com o objetivo de bem servir, sendo seu lema “servir e servir bem” a toda a coletividade, através do aperfeiçoamento moral, intelectual e profissional de seus membros, nos diversos setores onde desenvolvem suas atividades.
Entre seus membros é indispensável à cordialidade, o companheirismo, a união, a mútua assistência e a orientação recíproca, como base da solidariedade que os reúne, semelhante às organizações do tipo Lions Clubs, por esse motivo não aceitamos comportamentos desabonadores, contrários a ética policial. Os lecoquianos formam um ELO entre a polícia e a sociedade e por isso devem trabalhar pela preservação, defesa e reputação da boa imagem da POLÍCIA. Uma das obrigações mais importantes, dentre outras, do associado é defender a justiça e o bem a exemplo do que promovia Milton Le Cocq.
Por fim, mas não menos importante, é uma instituição de origem policial, mas aberta a participação da sociedade, pugnando pela preservação da memória de Le Cocq bem como pelo estreitamento das relações entre a POLÍCIA e o público em geral, para juntos, no combate ao CRIME, zelar pela SEGURANÇA coletiva e PAZ SOCIAL, através de campanhas esclarecedoras e empreendimentos de origem cultural, social e recreativo-desportivas, visando a melhor compreensão da função policial.

SCUDERIE LE COCQ
© 1965 - 2024